XIII Congresso Técnico Olhar Empresarial reúne jovens empresários em Brasília

XIII Congresso Técnico Olhar Empresarial reúne jovens empresários em Brasília

O edifício-sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte) abrigou, nesta terça-feira (20), o XIII Congresso Técnico Olhar Empresarial. O encontro é um dos pontos altos do calendário de eventos da Comjovem, a Comissão de Jovens Empresários da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística).  

Nesta edição, o grupo aprofunda sua missão de valorizar a participação política e sindical de novos atores do setor, proporcionando um ambiente de troca de experiências e informações. Os trabalhos foram conduzidos por André de Simone, coordenador nacional da Comjovem, e pelos vice-coordenadores nacionais, Joyce Bessa e Geovani Serafim.

Chamado a compor a mesa de abertura, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, aproveitou a oportunidade para comentar dois assuntos de grande relevância para o setor: o avanço legislativo sobre o seguro da carga, que passa a ser responsabilidade do transportador (objeto da Lei nº 14.599/2023); e a prorrogação, até 2017, da desoneração da folha de pagamento, aprovada recentemente pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal.

O diretor Institucional da CNT, Valter Souza, apresentou um panorama da atuação da entidade junto aos Três Poderes e deu uma aula sobre a importância da análise de indicadores para a eficiência da atividade transportadora. O dirigente elegeu cinco pontos a serem acompanhados com afinco: faturamento, margem bruta, custo estrutural/receita, geração de caixa e endividamento. E aconselhou: “Sejam rigorosos no cumprimento desses indicadores. Em especial, se tiverem domínio do custo, suas empresas terão futuro”.

Por videochamada, o advogado e ex-deputado federal Jerônimo Goergen dirigiu algumas palavras ao grupo. Outra participação especial foi a do senador Carlos Portinho (PL-RJ), que esteve presencialmente no encontro. A programação contou, ainda, com o professor e economista Otto Nogami, do Ibmec, que proferiu a palestra Cenário Político-Econômico em 2023 e as Perspectivas Futuras.