Sistema Transporte lidera empresários em Singapura, celeiro de inovação, tecnologia e sustentabilidade

Sistema Transporte lidera empresários em Singapura, celeiro de inovação, tecnologia e sustentabilidade

O Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) realiza mais uma Missão Internacional do Transporte. Desta vez, o destino é Singapura, país reconhecido por sua excelência em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Até o próximo dia 18 de novembro, uma delegação de empresários e gestores, das maiores transportadoras do Brasil, frequentará o campus do IMD (International Institute for Management Development) em Singapura, além de realizar visitas estratégias a empresas e órgãos singapurenses.

O IMD – que também foi o parceiro acadêmico na última Missão Internacional do Transporte, realizada na Suíça – é considerado uma das melhores escolas de negócios do mundo, segundo o Financial Times, e foi eleita a melhor da Europa pela Bloomberg Businessweek 2022-2023.

O objetivo dessa iniciativa do Sistema Transporte é apresentar os aspectos centrais das práticas de inovação disruptiva e ESG em vários setores da economia singapurense, realizar benchmarking e promover networking.

Na abertura oficial da Missão, neste domingo (12), o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou que será uma jornada de aprendizado, crescimento e colaboração. “Aqui, temos a oportunidade de absorver conhecimento de especialistas renomados, participar de aulas enriquecedoras e realizar visitas técnicas que nos permitirão entender de perto as melhores práticas em transformação digital, inovação e ESG”, disse.

Vander Costa dedicou um tempo de sua fala para se dirigir aos empresários e relembrar todo o trabalho de articulação recente promovido pela CNT (Confederação Nacional de Transporte), junto aos Poderes Públicos, a fim de garantir conquistas e defender os interesses do setor de transporte brasileiro. 

O presidente do Sistema Transporte citou a tentativa de derrubada integral do veto ao PL 1949/2021, que trata do tanque com capacidade superior a 200 litros, a reforma tributária aprovada com avanços para o setor, o seguro no transporte de cargas e ação no STF relacionada à Lei do Motorista.

Imersão

De acordo com World Intellectual Property Organization (WIPO), Singapura é um dos países mais inovadores no mundo em todas as áreas de maneira geral. Nesse sentido, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, reforçou que o interesse pelo país também se justifica pela inovação e planejamento estratégico com foco no transporte terrestre.

“Outro ponto que nos atraiu foi atenção que o país dispensa à intermodalidade. Aqui vemos que aeroporto e porto operam de maneira eficiente e sustentável. Por isso, espero que que todos aproveitem essa oportunidade para acumular ricos aprendizados e apliquem esses conhecimentos na nossa realidade ”, disse Nicole, que, em sua fala, também detalhou a estrutura e o funcionamento da CNT, do SEST SENAT e do ITL.

O diretor de relações institucionais da CNT, Valter Souza, abordou o trabalho de articulação realizado pela Confederação junto às entidades representativas do setor transportador. Também frisou toda a atuação em prol dos interesses dos transportadores no âmbito do Judiciário, Legislativo e Executivo. “Enquanto estamos aqui, nossa equipe está trabalhando para garantir as melhores condições para o transporte no Brasil”, afirmou.

A diretora adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa, enfatizou a sinergia entre o programa da Missão de Singapura e o trabalho realizado pelo Instituto. “Nossos objetivos são a geração do conhecimento, o aprimoramento do capital humano e a inovação da atividade transportadora. Nesse sentido, o trabalho do ITL está voltado, especialmente, à área empresarial, ao planejamento e às discussões sobre o futuro do transporte”, disse Eliana Costa, convidando os empresários a aproveitarem as oportunidades de capacitação disponibilizadas pela ITL.

Reconhecimento

Presente na cerimônia de abertura da Missão Internacional do Transporte, a embaixadora do Brasil em Singapura, Eugênia Barthelmess, ressaltou o fato de Singapura ser, hoje, o terceiro maior polo de negócios do mundo, atrás apenas de Nova York (EUA) e Londres (ING). 

“Eu exalto a escolha dos senhores para a realização dessa missão. Estou certa de que aqui vocês terão muitas oportunidades de ampliar seus conhecimentos e terem acesso a boas práticas nas áreas de tecnologia, inovação e sustentabilidade.”


https://www.cnt.org.br