transporte-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-sp-setcesp-setcergs-fetransul-aldo-rosa-1
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon

SETCERGS assina acordo de cooperação com Governo do RS para ação humanitária

SETCERGS assina acordo de cooperação com Governo do RS para ação humanitária

SETCERGS assina acordo de cooperação com Governo do Estado para ação humanitária

Objetivo é auxiliar na estruturação logística para apoio às áreas afetadas

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul – SETCERGS, compartilhará todo o seu conhecimento na área por meio de um Acordo de Cooperação com o Governo do Estado. O ato foi formalizado nesta sexta-feira, às 10h30min, no Centro Administrativo de Contingência (CAC) localizado no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre (RS). A parceria visa estruturar ações de transporte e logística para assistência humanitária e recuperação de áreas atingidas pelas recentes cheias no estado. O SETCERGS, presente no Comitê de Crise do Governo do Estado, desempenhará um papel fundamental na coordenação e execução dessas operações, garantindo a eficiência e agilidade necessárias para enfrentar os desafios impostos pela situação emergencial.
“Realizamos a maior operação logística sem custo até hoje, com todos os transportadores aqui e no Brasil. Continuamos a receber um grande volume de cargas do exterior. É essencial lembrar, governador e autoridades, que o transporte é uma atividade crucial. Precisamos estar sempre juntos para discutir e solucionar questões. Quero externar o nosso parabéns ao Governo do Estado e a sua equipe. Estamos comprometidos com aqueles que realmente querem fazer a diferença”, afirmou o presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo. O governador do estado, Eduardo Leite, falou dos desafios que estão sendo vividos no cenário atual e da importância do transporte e da logística neste momento.
“Realizamos uma reunião com o SETCERGS e encaminhamos a assinatura desse Termo de Cooperação porque reconhecemos na entidade, o conhecimento profundo sobre a logística tão necessária, hoje, para o nosso estado”, afirmou. De acordo com Marcelo Dinon, vice-presidente Institucional do SETCERGS, ações concretas são essenciais para minimizar os impactos das enchentes e prestar apoio à população gaúcha neste momento delicado. O ato contou, ainda, com a participação do diretor de Gestão do SETCERGS, Roberto Machado. Em seu pronunciamento, o Chefe da Casa Militar – Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Coronel Luciano Chaves Boeira, enalteceu o trabalho feito pelo SETCERGS desde o início da tragédia climática.
“É um momento extremamente triste que estamos enfrentando. Desde o ano passado, temos registrado tragédias na região – a maior em junho, outra em setembro, e agora mais uma vez. Sem dúvida, este é o pior momento que nosso estado está vivendo. As consequências são devastadoras, afetando a população em termos de óbitos, prejuízos humanos, materiais e econômicos. Diante desse cenário, testemunhamos uma corrente de solidariedade não apenas do Rio Grande do Sul, mas também nacional e internacional, que tem sido crucial para enfrentarmos esses desafios. Sem essa parceria e apoio do SETCERGS, nossa estrutura de logística estaria em colapso”, relatou. O coordenador do Comitê de Logística e secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, lembrou que o estado está recebendo milhares de cargas enviadas por rodovias, vias marítimas e aéreas.
“Mesmo com uma solidariedade tão grande, inclusive por parte dos transportadores, nenhuma empresa conseguiria suportar essa operação logística sozinha. Consultamos os maiores empresários de logística do Brasil, realizamos diversas reuniões e entendemos que era crucial firmar termos de cooperação, contratação e operacionalização dos nossos armazéns e depósitos, espalhados em oito centros de distribuição. Desde o início da calamidade, o SETCERGS tem oferecido diversos meios de transporte gratuitos para que os mantimentos cheguem e sejam distribuídos rapidamente. Quero agradecer, governador, a todos os envolvidos nesse processo, que já podemos considerar esses empresários como verdadeiros heróis. Eles merecem nosso respeito e reconhecimento”, disse.
Edital de Credenciamento de Empresas
Na esteira dessa mesma ideia de cooperação, o Governo do Estado lançou o edital de credenciamento para empresas transportadoras se cadastrarem para futuras contratações.  O Governo do Estado busca, com o credenciamento, valorizar os transportadores do Estado, fazendo com que essa cadeia volte a ser forte e pujante e fazendo com que o donativo chegue o mais rapidamente possível àqueles que mais necessitam.