transporte-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-sp-setcesp-setcergs-fetransul-aldo-rosa-1
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
super-inovador-varejo-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-gs1-brasil-em-codigo-1d-2d-(16)
transporte-inovador-2024-rede-brasil-sp-inovacao-esg-ia-aldo-rosa-ceo-palestrante-startups-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-latbus-transpublico-sp

SEST SENAT prepara grandes ações para 2024

SEST SENAT prepara grandes ações para 2024

Em 2024, a instituição crescerá ainda mais, com inaugurações, projetos e iniciativas que vão continuar transformando a vida dos profissionais de transporte e seus familiares

O SEST SENAT impulsiona o que move o Brasil. Com a prestação de serviços de desenvolvimento profissional, saúde e qualidade de vida, a instituição realizou mais de 13 milhões de atendimentos, de janeiro a dezembro de 2023, em todo o país. Um recorde histórico desde sua inauguração, ocorrida há 30 anos. Importantes projetos nacionais foram lançados e fortalecidos nesse período. Para o ano que se inicia, os planos são de impactar ainda mais vidas.

“Nós encerramos um ciclo de 30 anos de atuação marcados por um crescimento pujante e uma busca pelo reconhecimento nacional a respeito da importância do SEST SENAT. Agora, iniciamos uma nova fase, a de consolidação e intensificação do nosso trabalho, porque, assim como o transporte, nossa instituição também não para de se modificar para atender cada vez melhor os trabalhadores do setor”, afirma a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.

A rede de unidades operacionais continua em expansão. Hoje, são 165 estruturas em todo o país, sendo mais de 40 delas inauguradas nos últimos cinco anos. A instituição está presente em todos os estados brasileiros e continua abrindo caminhos e multiplicando o negócio em presença física e digital, para atender às mais diversas necessidades. Ao longo de 2024, a previsão é de que mais 10 unidades sejam inauguradas.

As instalações prezam pela eficiência e pela sustentabilidade e têm tecnologia de ponta para proporcionar cuidados com a saúde e capacitação profissional. São ofertados atendimentos nas especialidades de fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia, além de projetos voltados ao esporte e ao lazer. Em todas as iniciativas, os profissionais responsáveis são de alto nível e treinados para servir de forma humanizada.

A capilaridade da rede é outro grande diferencial, sobretudo para os motoristas profissionais que viajam muito e que, frequentemente, estão acompanhados de algum dependente. Quando inicia um tratamento no SEST SENAT, o paciente tem o histórico de atendimento disponível em qualquer unidade do país, o que facilita o acompanhamento por outros profissionais e a continuidade mesmo que em trânsito.

Os avanços ocorrem em diversos níveis operacionais. Por exemplo, em 2023, o SEST SENAT lançou a Central de Pagamentos online, uma plataforma que simplifica o processo de pagamento dos seus serviços, cursos e débitos em atraso. A nova ferramenta faz parte do compromisso contínuo da instituição com a inovação, a comodidade, a transparência e a excelência no atendimento ao cliente.

Os carros-chefes de 2024

Além das novidades e das inaugurações que estão por vir, o ano será marcado pela continuidade de projetos bem-sucedidos. Veja quatro deles:

1. Feira de Empregabilidade SEST SENAT

O SEST SENAT realiza, desde 2022, a Feira de Empregabilidade. Trata-se de um evento para promover a conexão entre empresas em busca de profissionais e trabalhadores do transporte em busca de oportunidade. Palestras, rodas de conversa, painéis, orientação profissional e networking são as atrações que compõem a programação. Durante as feiras, as empresas participantes montam estandes para apresentar suas propostas e receber os candidatos interessados.

Em 2023, a Feira passou por sete cidades, em cinco regiões do país, levando oportunidades para os profissionais do setor. Eles puderam se candidatar a mais 4,2 mil vagas de emprego, oferecidas por 151 empresas. Para 2024, a previsão é que o evento passe por, pelo menos, cinco grandes polos.

“O evento é uma ocasião para a troca de experiências e boas práticas sobre contratação de grandes empresas de transporte. A iniciativa oportuniza capacitação para quem busca entender que tipo de ocupações o mercado oferece. Acima de tudo, orienta os interessados em concorrer a uma vaga. Quem participa da Feira tem, ainda, a chance de conhecer cursos e oficinas ofertados pelo SEST SENAT”, explica Nicole Goulart.

De forma complementar à feira, o SEST SENAT disponibiliza o Emprega Transporte, uma plataforma digital que reúne vagas de empregos e currículos de trabalhadores do transporte. Recentemente, o portal foi reformulado, de modo a facilitar ainda mais a conexão entre empregadores e empregados. Agora, os usuários dispõem de novas funcionalidades, novos filtros e uma navegação mais simples.

2. Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society

A Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society é um dos maiores torneios de futebol amador do país. Em 2023, ela chegou à sua 10ª edição. Expressão da paixão dos brasileiros pelo futebol, a competição é realizada em âmbito nacional e, a cada ano, registra aumento no número de participantes.

“Muitos são os impactos positivos desse projeto. Para os trabalhadores do transporte, a Copa amplia o acesso ao esporte, bem como contribui para aumentar a disposição, o bem-estar físico e o espírito de equipe. Nas empresas que participam da iniciativa, os efeitos aparecem, por exemplo, na elevação do engajamento e da produtividade e na diminuição de doenças ocupacionais, o que, consequentemente, possibilita a redução das ausências por motivo de saúde”, enumera o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira.

Em 2023, o torneio contou com mais de 13,5 mil jogadores inscritos, divididos em 898 equipes masculinas e femininas, representando 88 unidades operacionais do SEST SENAT. A novidade foi a introdução da modalidade feminina, um marco na conscientização sobre a importância da igualdade de gênero no esporte e no transporte. O próximo torneio ocorrerá em Manaus, terra natal da equipe campeã feminina, a Via Verde.

3. SEST SENAT de Portas Abertas

O SEST SENAT de Portas Abertas é uma iniciativa com o objetivo de, como o próprio nome sugere, abrir as portas das unidades operacionais do SEST SENAT para toda a comunidade. Trata-se de um evento para receber todos os interessados para um dia de vivência, a fim de experimentar tudo o que a instituição oferece.

Entre ações realizadas, estão atividades para toda a família, como prática de esportes e atividades de lazer, atendimento de saúde (nutrição, odontologia, fisioterapia e psicologia) e capacitação profissional.

“Neste evento, as pessoas têm a oportunidade de conhecer de perto as instalações, os serviços e os programas oferecidos pelo SEST SENAT. É uma excelente oportunidade para a comunidade conhecer as diversas atividades que nós desenvolvemos, como os cursos oferecidos, os programas de qualificação profissional, os atendimentos de saúde e bem-estar”, explica Nicole.

Habitualmente, o SEST SENAT de Portas Abertas é realizado durante o mês de julho, simultaneamente à Mobilização Nacional em celebração ao Dia do Motorista (25/7). Em 2024, a iniciativa poderá ser realizada em qualquer dia do ano, a critério da unidade, para que seja possível realizar o evento em uma data mais oportuna para a região. Todas as unidades do SEST SENAT participam dessa ação.

4. Mobilizações Nacionais

As Mobilizações Nacionais são um projeto com o objetivo de ampliar o alcance do trabalho desenvolvido pelo SEST SENAT. Com as ações, a entidade leva orientações sobre cuidados com a saúde e aprimoramento profissional a locais de trabalho e pontos de grande concentração de profissionais do transporte, como postos de combustíveis e pátios de empresas. A iniciativa, porém, é aberta a todos os interessados, transportadores ou não.

As mobilizações envolvem ações educativas em odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, esporte e lazer, de modo a sensibilizar o público quanto ao autocuidado. No que diz respeito à capacitação, as atividades buscam despertar os motoristas para a importância do contínuo aprimoramento profissional.

Em 2023, as mobilizações geraram mais de 1,9 milhão de atendimentos em quatro edições, ultrapassando em mais de 25% a meta estabelecida para o ano. Para 2024, estão programadas outras quatro mobilizações – Semana Mundial da Saúde (abril), Maio Amarelo (maio), Dia do Motorista (julho) e Semana Nacional de Trânsito e Prevenção de Acidentes (setembro).

Por Agência CNT Transporte Atual
https://www.cnt.org.br/agencia-cnt