Transposul 2023: Programa de Certificação em Segurança Viária promove excelência e responsabilidade no transporte de cargas

Transposul 2023: Programa de Certificação em Segurança Viária promove excelência e responsabilidade no transporte de cargas

No universo desafiador do transporte de cargas, a segurança viária é uma questão de extrema importância. Para incentivar práticas responsáveis e garantir respeito às exigências de segurança no setor, foi desenvolvido o Programa de Segurança Viária do SETCERGS, em parceria com a Dipesul Volvo. A iniciativa visa oferecer avaliação e orientação às empresas de transporte, baseadas nos requisitos da ISO 39001, o principal padrão mundial para sistemas de gestão de segurança viária, e nos critérios ESG (Ambiental, Social, Governança) aplicáveis ao transporte de cargas.  

A solenidade de premiação das empresas ocorrerá durante a TranspoSul, com início previsto para às 19h do dia 23 de junho, no Auditório Principal.

“O programa une questões relacionadas à segurança viária, como redução do número de mortes e acidentes de trânsito, e aspectos ligados ao ESG, que é o social, ambiental e governança corporativa, importantes para atender às demandas das empresas”, salienta a coordenadora técnica do programa, Aline Pivotto.

As empresas puderam se inscrever nas categorias: Ouro, Prata e Bronze. No caso da Bronze, é feito um diagnóstico dos critérios do programa. Na Prata, a participante recebe, além do diagnóstico, um plano de ação. Por fim, na Ouro, a empresa inscrita consegue todos os benefícios, além de um apoio técnico e pacote englobando a certificadora.  Ao final do programa, as transportadoras participantes podem obter a certificação ISO 39001, um reconhecimento de suas práticas exemplares.

“A segurança nas operações sempre foi um dos valores da nossa empresa. Buscamos evoluir neste sentido para garantir qualidade de vida aos nossos colaboradores e sociedade. Esta certificação vai consolidar este princípio da Tomasi, assegurando que sejam adotadas as melhores práticas do mercado”, afirma o diretor comercial da Tomasi, uma das empresas participantes, Diego Tomasi.

Como funciona

As transportadoras de todos os portes e categorias têm a oportunidade de participar, e o foco principal está na avaliação, aperfeiçoamento e certificação da conformidade das empresas com os requisitos estabelecidos. O programa considera oito fatores fundamentais, como sistemas de gestão, treinamento de desenvolvimento, desempenho da segurança viária, veículos e tecnologia embarcada, preparação e resposta a emergências, e tópicos avançados em ESG. São medidas importantes para atender demandas dos embarcadores, transportadoras e sociedade. O programa está tão bem estruturado que se tornou um diferencial competitivo gigante.

As etapas do programa incluem inscrição, diagnóstico, plano de ação, orientação para adequação aos requisitos, análise e auditoria interna, e obter a certificação ISO39001, que hoje é visivelmente considerada a ISO do transporte. De acordo com a categoria ainda se tem treinamentos inclusos, participação em eventos e a troca de informações e melhores práticas entre as transportadoras. O número de etapas varia conforme a categoria escolhida pela transportadora. A certificação é concedida com base no resultado da auditoria, exigindo que pelo menos 70% dos requisitos sejam atingidos.

Os principais resultados esperados com o programa incluem a redução de mortes e lesões no trânsito, a disseminação e aplicação de práticas sustentáveis, o atendimento às demandas dos embarcadores, o aumento da competitividade das transportadoras e a qualificação dos colaboradores. A metodologia adotada envolve um diagnóstico completo dos requisitos, reportes periódicos ao SETCERGS, apoio técnico consolidado com os principais mercados de transporte no Brasil e no exterior, coordenação exclusiva para atender a todos os participantes, eventos de sensibilização com a sociedade e ações coordenadas segundo o nível de maturidade de cada empresa. Além disso, são oferecidos treinamentos gratuitos e cursos de formação em parceria com o SEST SENAT.

Premiação

A Dipesul Volvo, pioneira no apoio à iniciativa, preparou uma bonificação especial para as transportadoras participantes. As cinco primeiras empresas que obtiverem o melhor desempenho no diagnóstico receberão um voucher com o valor integral investido no Programa. 

Empresas participantes

Cooperlíquidos — Ouro

Tomasi — Ouro

Translíquidos — Ouro

Magma — Ouro

Scapini — Ouro

HB Transportes – Trânsito Brasil — Ouro

Transportes Gabardo — Bronze

Modal Transportes — Bronze

Serviço:

Datas: de 20 a 23 de junho de 2023
Horário: 14h às 21h
Local: Centro de Eventos da FIERGS – Porto Alegre