transporte-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-sp-setcesp-setcergs-fetransul-aldo-rosa-1
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-universo-totvs-sp-2

O SEST SENAT realiza vários projetos cujo foco é capacitar mulheres como motoristas profissionais

O SEST SENAT realiza vários projetos cujo foco é capacitar mulheres como motoristas profissionais

Mão de obra feminina ganha protagonismo.

O tripé ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança) promete deslanchar no Brasil, em 2023. Uma das preocupações dessa agenda se relaciona com equidade, diversidade e inclusão feminina no mercado de trabalho. Atento a isso, o SEST SENAT vem investindo cada vez mais em turmas voltadas para o público feminino. Apenas em 2022, foram qualificadas 306.938 mulheres em cursos a distância e presenciais. O SEST SENAT é parceiro do Movimento Vez & Voz – Mulheres no TRC, uma iniciativa do SETCESP.

“O transporte não é um setor eminentemente feminino. Pelo contrário, temos apenas 17% de mulheres. Então, desenvolver e capacitar mulheres é o nosso grande objetivo”, defende Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT.

Ainda existem, na sociedade, estereótipos do que deve ser a função de “mulheres” ou de “homens”. Com a qualificação adequada, o SEST SENAT consegue ajudar as empresas do setor a mostrar para todos que a mulher deve estar no lugar em que ela deseja. Um dos lugares que a mulher pode ocupar, por exemplo, é a cabine de um caminhão betoneira, veículo que faz a preparação e a mistura de concreto para entregá-lo em obras de construção civil. Em parceria com a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, o SEST SENAT realizou, em dezembro de 2022, a formação de profissionais para operar esse tipo de veículo.

Como parte do Programa Evoluir Mulheres, foi ministrado um curso gratuito para mulheres da cidade de São Paulo e região metropolitana, dividido em três etapas. Na primeira, foram realizadas palestras sobre oportunidades de trabalho no setor. Depois foi abordado o tema empregabilidade. Na última fase, as profissionais motoristas utilizaram simuladores de caminhão e os veículos da frota de caminhões da Votorantim Cimentos, em aulas presenciais realizadas no SEST SENAT de Vila Jaguara/SP.

Uma das alunas foi Tatiana Milanez, de 42 anos, moradora de Guarulhos (SP), que finalizou o curso satisfeita com a formação e com boas expectativas para o trabalho. “Foi uma excelente oportunidade para mulheres que querem ser operadoras de betoneira. Estou muito feliz e deixo o meu recado para as mulheres que querem trabalhar na área: não desistam! Procurem o SEST SENAT, pois vocês terão qualificação!”, afirmou a motorista.

Outra oportunidade para mulheres de São Paulo foi a Capacitação Especializada para a Segurança na Operação do Transporte de Cargas. Ministrado pela Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), o curso qualificou profissionais e deu a elas a confiança para concretizar o sonho de cruzar as rodovias de norte a sul do país.

Saiba mais sobre as soluções que o SEST SENAT oferece para as empresas do setor, pelo site www.sestsenat.org.br.