Em poucos dias Joinville se transforma no polo da logística do Sul do Brasil. Inicia em 22 de agosto e prossegue até o dia 24 a Logistique – Feira de Logística, Transporte Multimodal de Cargas, Comércio Internacional, Tecnologia e Intralogística. Embalada pelo sucesso da edição passada, a organização da feira traz na edição de 2023 o 2º Logistique Innovation, com espaço e ações dedicados aos novos produtos e serviços nas áreas ligadas à inovação e tecnologia. O evento acontece no Centro de Promoções da Expoville e está consolidado como a um dos mais importantes nos setores de logística e transporte intermodal do Brasil.
O diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi, explica que o setor de logística já demonstrou a sua capacidade de transformação e adaptação às mudanças. “Isso nos faz acreditar que as startups desempenham um papel fundamental a este respeito”, diz. As startups que podem participar do Innovation são as que possuem soluções para os segmentos de transporte, logística, armazenagem, distribuição, e-commerce, supply chain, dentre outras ligadas a estes segmentos.
A diretora executiva Karine Marmitt destaca que o espaço oferece oportunidades às jovens empresas que muitas vezes possuem propostas simples, mas disruptivas para a solução de problemas de grande impacto no mercado da logística. Já Leonardo diz que a digitalização, a integração entre os modais, o e-commerce e os desafios dos últimos anos impactaram desde o fornecimento da matéria-prima à destinação dos produtos ao cliente final. “Muitos gargalos foram expostos e também muitas oportunidades surgiram, impactando em drásticas mudanças na logística. São essas oportunidades que estamos trazendo”, completa. Rinaldi.
Tecnologia para gestão de cargas e logística
Participam desta edição do Logistique Innovation 11 startups. A TX Tecnologia é uma empresa joinvilense de outsourcing, sistemas e softwares especializados na área de desenvolvimento de sistemas corporativos e tecnologia de integração, disponibilizando toda a informações da cadeia logística. Já a Frota 162 é uma plataforma focada em otimização das atividades relacionadas ao transporte de cargas, que possibilita aos usuários a redução custos e demandas operacionais burocráticas, informações em tempo real, gestão de condutores e decisões assertivas na gestão de frotas e redução de riscos operacionais.
Outra plataforma que ganhou o mercado e participa da Logistique Innovation é o Fretador App, uma ferramenta de gestão e transporte rodoviário que otimiza os processos logísticos e facilita a comunicação entre embarcadores e transportadores, além da conexão entre embarcadores e transportadores e a gestão completa de todos os processos logísticos. Outra participante é a Jetta Cargo, startup que disponibiliza no mercado um software para otimização de cargas 3D que roteiriza as cargas, otimização do layout de embarque e o transporte de cargas, considerando as suas restrições operacionais, reduzindo avarias e aumentando a segurança das cargas.
Participam ainda a CargOn, um operador logístico digital pensado para facilitar a logística com o desenvolvimento de soluções que otimizam tempo, recursos e custos e qualificação do time; e a Logpix, de Belo Horizonte, que traz para a feira soluções de gerenciamento de armazéns e frotas focadas na otimização e no melhor desempenho dos fluxos logísticos. A Hexagon é líder global em soluções de realidade digital, combinando tecnologias de sensor, de software e autônomas. Traz para a Logistique soluções que aumentam a eficiência, a produtividade, a qualidade e a segurança em aplicações industriais, de fabricação, de infraestrutura, do setor público e de mobilidade.
A ShipSmart traz soluções tecnológicas que possibilitam o envio de cargas para o exterior com segurança e redução de custos; e a plataforma Entregatex leva para Joinville soluções que garantem o aprimoramento na gestão de entregas, por um time comprometido e produtivo. A Cobe traz ferramentas de gestão de empilhadeiras, baterias, carregadores e operadores, com a gestão de sala de baterias inteligentes, e a Ayga Tecnologia mostra conjunto de tecnologias transformadoras que melhoram a eficiência, controle e rentabilidade em diversos setores, incluindo logística, gestão de estoque e cidades inteligentes.