Logística portuária e ferroviária são apontadas como oportunidade de negócio e desenvolvimento para o norte gaúcho no 3º Encontro de Negócios
Ampliação de produção regional para exportação e redução de custos com deslocamento rodoviário foram apresentados no debate promovido pelo Instituto Aliança Empresarial e CDL Passo Fundo
A malha ferroviária na região Sul do Brasil e a construção do Porto Meridional em Arroio do Sal como oportunidade de negócio para potencializar os negócios no Rio Grande do Sul foram debatidos no 3º Encontro de Negócios, realizado na noite de quarta-feira (10), no Clube Comercial, em Passo Fundo.
A atividade promovida pelo Instituto Aliança Empresarial e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Passo Fundo teve o tema “O potencial da logística portuária e ferroviária para o desenvolvimento macrorregional” e reforçou o compromisso das organizações pela inovação no município e na região, fortalecendo o Pacto da Inovação, assim como outras ações que movimentam a área na cidade.
O evento contou com a participação dos painelistas João Acácio Gomes de Oliveira Neto, engenheiro civil que atua junto ao projeto portuário, o senador Luiz Carlos Heinze, que acompanha a pauta da linha férrea que ligaria Passo Fundo a Chapecó, e o ex-prefeito e ex-deputado federal, Fernando Machado Carrion, que explanou sobre a importância de novas alternativas de modais para a região. O debate teve a mediação do jornalista do Grupo RBS, Rodrigo Lopes.
O encontro iniciou com a apresentação do engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira Neto sobre o projeto do Porto Meridional, escolhido para ser construído em Arroio do Sal pelas profundidades naturais consideradas favoráveis, extensa retroárea, acessos satisfatórios e, principalmente, por ser em uma região geradora de grande volumes de carga, atraindo o sudoeste de Santa Catarina e a região norte do Rio Grande do Sul.
De acordo com Oliveira Neto, 97% das importações e exportações do Brasil passam pelos portos nacionais, o que representa uma fatia muito importante para o desenvolvimento do país. Neste sentido, o engenheiro relata que o país possui uma deficiência portuária. Ele entende que o Porto Meridional é uma oportunidade de negócio relevante para a região Sul. “O país funciona bem quando o porto funciona bem. Hoje, o Brasil tem deficiência na área portuária e esse debate é bem sério”, declarou. Por outro lado, Oliveira Neto alerta a necessidade de um olhar para a erosão costeira, visto que o nível do mar está subindo e muitas praias precisam ser restauradas, ao citar o exemplo de Florianópolis e Balneário Camboriú.
O projeto do Porto Meridional é considerado bicentenário, visto que a necessidade de um porto naquela região é um tema abordado desde 1826. O projeto prevê um investimento de R$ 6 bilhões em um complexo que deverá movimentar 53 milhões de toneladas por ano, superior à movimentação que acontece atualmente no Porto de Rio Grande, na região sul do Estado.
O ex-prefeito de Passo Fundo, Fernando Carrion, destaca a importância da movimentação portuária e ferroviária para a região Norte do Rio Grande do Sul, sobretudo na área da produção rural. Segundo dados apresentados por Oliveira Neto, os portos de Santa Catarina obtiveram um crescimento de até 27% no ano passado. O Porto Meridional ficaria a cerca de 400 quilômetros de Passo Fundo, uma distância reduzida, no mínimo, pela metade, em comparação com outros portos, como o de Rio Grande e outras regiões de Santa Catarina e Paraná. Segundo Carrion, isso impactaria significativamente no preço do frete, permitindo um aumento na escala de valor de produtos, como a saca da soja.
“Só considerando o aspecto de distância rodoviária, que é o modal que temos neste instante, nós teremos um movimento enorme na região, reduzindo custos de frete, permitindo aumento de R$ 15 na saca de soja da região pela diferença do frete. Vejam o que significará esse recurso na mão do nosso agricultor com o ganho do Porto de Arroio do Sal”, defendeu ao enfatizar a demanda que considera reprimida.
Aproximação da região norte com o Centro-Oeste do Brasil
O senador Luis Carlos Heinze relatou que a região esqueceu das ferrovias e dos portos por muitos anos, mas que hoje se observa um interesse de municípios próximos, como Erechim e Chapecó, em Santa Catarina. No mesmo passado do Porto Meridional, Heinze explica que a ativação da linha ferroviária entre Passo Fundo e Chapecó seria imprescindível para o mercado agrícola, visto que faria uma ligação com a Ferroeste, estrada de ferro paranaense que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul.
“Essa ferrovia iria favorecer as pessoas que trabalham com frango, leite, suínos, biocombustíveis, grãos. Esse recado eu deixo para a região: conheçam esse projeto, é fundamental ter uma ferrovia que faça ligação do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso do Sul. Isso permite a ampliação do frango, do etanol, do que o produtor entender que seja melhor. É uma oportunidade para a região de aproximar o Centro-Oeste do Brasil com essa região do Estado”, argumentou o senador.
O presidente do Conselho de Governança do Instituto Aliança Empresarial, Antônio Roso, declara que o tema do debate é fundamental para ter um Rio Grande do Sul que vise o crescimento. Segundo ele, a oportunidade é uma realidade para evitar a imigração para outros estados.
“Nós precisamos de um Rio Grande do Sul diferente, que queira crescer. Se não tomarmos a iniciativa e não planejarmos e executarmos essas possibilidades de modais e oportunidade de negócios, teremos a imigração para outros Estados. Precisamos falar sobre esse assunto, principalmente sobre o Porto Meridional, que é uma oportunidade que está acontecendo”, enfatizou ao público presente.
Homenagem ao ex-prefeito Carrion
O ex-prefeito de Passo Fundo, Fernando Carrion, recebeu uma homenagem durante o 3º Encontro de Negócios. O Instituto Aliança Empresarial e a CDL Passo Fundo entregaram uma placa que homenageou a contribuição de Carrion ao desenvolvimento de Passo Fundo, com destaque para a construção de perimetrais, fundamentais para a infraestrutura e a mobilidade urbana da cidade e, consequentemente, da região. O reconhecimento ao ex-prefeito simboliza a importância de compreender a história e as ações realizadas por lideranças anteriores que puderam inserir a região nas pautas globais sobre o desenvolvimento econômico e sustentável.
Parabéns!