transporte-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-sp-setcesp-setcergs-fetransul-aldo-rosa-1
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-universo-totvs-sp-2

Inovando no setor de transporte

Inovando no setor de transporte

O setor de transporte passa por uma série de inovações para que cargas e produtos sejam entregues de forma mais rápida e com menor custo. Para se adequar à tendência, o mais indicado é que as companhias trabalhem para melhorar seus serviços, aprimorando sua infraestrutura a fim de levar ainda mais eficiência às operações.

Para se ter uma ideia da importância do setor, transportes feitos por terra, água e ar têm feito uma grande diferença nas encomendas comerciais realizadas no Brasil. O que se espera é que, com o auxílio da tecnologia, o planejamento e as condições de entrega sejam facilitados, tanto para quem envia quanto para quem recebe.

Pensando nisso, a seguir, veja quais são as principais inovações e desafios do setor de transporte e como as empresas podem driblar as adversidades para otimizar seus processos. Confira!

Quais são os atuais desafios do setor de transporte?
Geralmente, as empresas que atuam com transporte de cargas precisam lidar diariamente com desafios administrativos e logísticos. Nos últimos anos, as companhias também perceberam a necessidade da implementação de inovações tecnológicas para conseguir driblar as dificuldades e enfrentá-las da melhor forma.

O primeiro grande desafio é em relação à falta de segurança no setor de transporte como um todo. Isso porque o roubo e o extravio de mercadorias em estradas são práticas que ocorrem com certa frequência. Além disso, as más condições da infraestrutura de rodovias também dificultam a entrega e, consequentemente, o cumprimento dos prazos.

Apesar de boa parte do transporte de cargas ocorrer em estradas no Brasil, a transportadora pode optar por um tipo de modal que seja mais apropriado para a sua logística. Opções como rodoviário, ferroviário, aquático e aéreo, devem ser definidas pela companhia para garantir tanto a segurança quanto a rapidez do serviço de entrega.

Mesmo que lidar com uma frota própria ainda seja um desafio para muitas empresas, atualmente, é possível obter ajuda de sistemas tecnológicos para otimizar os processos. Com determinadas ferramentas, pode-se aumentar a rentabilidade e atingir maior nível de satisfação perante os consumidores.

Quais são as principais inovações do setor de transporte?
Não é novidade que as inovações tecnológicas estão presentes em grande parte dos veículos utilizados hoje em dia, tornando o transporte muito mais prático e eficiente. Assim, os motoristas de transportadoras podem ter melhores experiências, contando com maior segurança enquanto realizam os serviços.

Além disso, as empresas ganham bastante com relação aos seus processos, por exemplo, tornando a gestão da logística mais eficiente e melhorando o custo-benefício de seus recursos. Sem dúvidas, tudo isso contribui para a otimização do trabalho e permite que as companhias atendam adequadamente aos pedidos dos consumidores.

A seguir, confira quais são as principais inovações que surgiram no setor de transporte nos últimos anos.

Uso de apps
O uso de apps no segmento da logística pode ajudar a aumentar a produtividade e a eficiência das transportadoras. Isso porque essas ferramentas oferecem versatilidade, o que torna os processos mais simples e com custo reduzido. Com apenas um dispositivo digital, é possível enviar e receber informações importantes em tempo real, permitindo que a base operacional tenha maior precisão em relação aos trajetos e as entregas.

Controle de tráfego
A tecnologia também contribui para que a gestão tenha um melhor controle de tráfego das mercadorias e cargas. Sistemas inteligentes e ferramentas digitais, por exemplo, são inovações que realizam o monitoramento em tempo real dos veículos, garantindo mais segurança e agilidade no compartilhamento de informações.

Monitoramento
Atualmente, as transportadoras podem adotar sistemas de monitoramento de cargas para dar maior previsibilidade para as entregas e reduzir custos operacionais. A solução permite que os gestores administrem os processos logísticos por meio do acompanhamento contínuo da mercadoria, do motorista, da rota e de eventualidades que podem ocorrer no percurso.

Roteirização
Um sistema de roteirização também contribui com a redução do tempo, da distância e dos custos operacionais do setor de transporte. Com as informações, as companhias podem otimizar ao máximo os recursos e criar planejamentos estratégicos com os melhores roteiros para as entregas dos produtos, garantindo que os consumidores recebam as encomendas dentro do prazo especificado.

Tecnologia antirroubo
Por conta da alta quantidade de roubos e acidentes que acontecem no país, o mercado oferece uma série de opções de tecnologia antirroubo para dar maior segurança às empresas de transporte. Sistemas de gerenciamento de riscos e monitoramento de cargas, por exemplo, têm sido amplamente utilizados para frear os crimes e as situações de assalto.

Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é outra solução inovadora que oferece uma melhor performance nas atividades e nos resultados das companhias. Tendo a capacidade de analisar dados de maneira minuciosa e em menor tempo, as ferramentas tecnológicas de AI contam com softwares inteligentes capazes de diminuir erros em cálculos e no momento de executar diferentes tarefas.

Telemetria
A telemetria é um sistema de monitoramento bastante utilizado para rastreamento e medição de distâncias. Por meio de dispositivos de comunicação sem fios, é possível transmitir informações por meio de sinais de rádio ou satélite.

Assim, a ferramenta é eficiente para obter relatórios e para receber dados em tempo real e online, oferecendo informações precisas da localização, do percurso e do trânsito das mercadorias.

Segurança eletrônica
Contando com sistemas integrados de segurança eletrônica, as transportadoras garantem que os funcionários, os equipamentos e as instalações estejam devidamente protegidos. Além disso, a gestão pode implementar softwares para controlar o acesso de motoristas, monitorar o tráfego de veículos e rastrear a situação das entregas, tendo maior controle das atividades e dos prazos.

As inovações do setor de transporte têm permitido que os resultados de empresas sejam cada vez mais otimizados, ágeis e eficientes. As soluções tecnológicas, portanto, devem ser implementadas no cotidiano para que os serviços de entrega sejam efetuados para atender às novas exigências dos consumidores. Assim, as companhias podem alcançar potencial competitivo e aperfeiçoar a sua imagem no mercado, gerando maior fidelização de clientes.

Saiba mais:
https://blog.dimensional.com.br/