transporte-inovador-jamef-encomendas-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento
transporte-inovador-daf-caminhoes-carga-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-vendas-lancamento--(1)
Com mentorias e capacitações gratuitas para mulheres líderes, o programa da Fiesp desperta interesse de sete federações das indústrias, que avaliam replicá-lo.

FIESP: “Elas na Indústria” completa cinco edições com 930 mentoradas

Lúcia Rodrigues

O programa “Elas na Indústria”, desenvolvido pelo Conselho Superior Feminino (Confem) da Fiesp, já formou 930 mulheres em cinco edições. Gratuito, é voltado para as profissionais que estão em cargos de pré-liderança e liderança, e tem como objetivo ampliar a participação feminina no setor industrial.

Na primeira edição, em 2022, 45 mulheres receberam mentorias de outras mulheres líderes e capacitações gratuitas. Esse número subiu para 109 na segunda turma. Já a terceira edição, contou com a participação de 171 mulheres. Na quarta turma, 355 mulheres receberam mentorias.

Os números foram apresentados na cerimônia de encerramento da quinta turma, na segunda-feira (16/12), com 250 formandas.

O crescimento do “Elas na Indústria” chamou a atenção das federações das indústrias de Pernambuco, Paraná, Paraíba, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Maranhão, que estão interessadas em replicar o programa.

Na cerimônia de encerramento da 5ª turma, Marta Lívia Suplicy, presidente do Confem, disse que o “Elas na Indústria” não é um programa de mentoria cartesiana, que traz um modelo pronto, sistemático. “Esse é um programa com um olhar de 360 graus, completo sobre a condição feminina dentro da indústria”, diz.

Segundo Marta Lívia, o programa mostra que a mulher tem vez, voz e amparo. “A cada turma que se forma, a Fiesp tem um papel fundamental nesse processo, e a gente agradece muito ao presidente Josué por todo esse apoio”, ressaltou Marta Lívia.

Para Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp, o engajamento das mulheres no programa é uma prova inequívoca de que é necessário ter mais mulheres crescendo nas indústrias.

“É muito importante o trabalho que vocês estão fazendo, de ascenderem profissionalmente nas suas empresas, galgarem posições de comando cada vez mais altas. É a Fiesp que tem que agradecer o engajamento de vocês nessa causa”, disse Josué.

O “Elas na Indústria” é uma oportunidade de capacitação para mulheres que são empreendedoras ou que anseiam altos cargos de gestão. Com auxílio de uma mentora, elas podem trilhar novos caminhos para suas carreiras.

Cláudia Calais, diretora executiva da Fundação Bunge, e que foi mentora de Carolina Leão, gerente da área social da Petrobras, afirmou que aprendeu mais do que ensinou.

“É a primeira vez que participo do “Elas na Indústria”, foi uma experiência transformadora. No final da jornada, saí bem melhor do que entrei”, assegurou Cláudia.

A mentorada Mariana Rodrigues, analista fiscal senior na Dexco, contou que foi muito inspirador participar do programa. “Inspirador e fundamental. Estava numa fase de buscas e o “Elas” veio ao encontro do que eu procurava. E não só do lado profissional, no pessoal também”, finalizou Mariana.

As inscrições para a 6ª turma do “Elas na Indústria” serão abertas no primeiro semestre de 2025, no site da Fiesp.

FIESP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp