Expositores da TranspoSul apresentam tecnologias e ferramentas inovadoras para combater o roubo de cargas

Expositores da TranspoSul apresentam tecnologias e ferramentas inovadoras para combater o roubo de cargas

O roubo de cargas tem sido um grave problema enfrentado no Brasil, com impactos significativos na economia e na segurança dos caminhoneiros. O país registrou um aumento considerável nos índices de roubo de cargas nos últimos anos, demandando a adoção de medidas efetivas para lidar com essa questão.

A Delta Global, empresa de tecnologia participa do evento pelo quarto ano consecutivo e destaca em seu estande serviços que beneficiam o setor, como o Delta Safe, Delta Fleet e a Assistência 24 horas para frotas. A empresa aposta na apresentação de seus produtos para o setor de transportes e seguros, além de investir na interação com o público. Os visitantes podem conhecer o Delta Safe, rastreador inteiramente desenvolvido dentro da divisão de tecnologia da empresa, localizada em um polo na cidade de Lavras (MG), e que recebeu R$ 2 milhões em investimento. A ferramenta pode ser instalada em caminhões, veículos leves, embarcações e máquinas agrícolas, e apresenta funcionalidades totalmente customizáveis, permitindo que o usuário personalize o serviço de monitoramento e inclua até 40 sensores pelo veículo. A solução gera alertas em caso de tombamento, colisão, abertura da trava do baú, mudança na temperatura da carga, vinculados ao DeltaTAB um tablet inteligente para o motorista, para a segurança do motorista.

“O grande privilégio de sermos uma empresa com foco em inovação e tecnologia é a autonomia e liberdade para a criação de produtos completamente customizados. Ouvimos as necessidades dos nossos parceiros e a partir disso criamos as soluções que se adequam às exigências e necessidades do mercado. Estar em um evento como a Transposul é ideal para aprofundar essa troca”, afirma Nicolas Galvão, CEO da Delta Global.

Entre as tecnologias apresentadas, destacam-se os sistemas avançados de rastreamento e monitoramento em tempo real, que permitem o acompanhamento preciso das cargas ao longo de toda a rota, possibilitando a detecção de desvios e ação imediata em casos de ocorrências suspeitas. Além disso, estão sendo apresentados dispositivos de segurança integrados aos veículos, como travas eletrônicas e sistemas de alarme, que dificultam a ação dos criminosos.

A Trucks Control é uma das empresas presentes na TranspoSul que se coloca com tecnologias que ajudam a prevenir o roubo de cargas ou, ao menos, com formas modernas de recuperar caminhões que venham a ser roubados ou furtados.

“Oferecemos tanto a telemetria visual, no caso as câmeras, quanto rastreadores com localizadores e rastreadores”, afirma Luis Gustavo Pereira, consultor de vendas.

Uma das empresas referências nesse cuidado com prevenção de riscos de assaltos e roubos é a APISUL, que está presente na TranspoSul, apresentando diversas soluções. A empresa faz o mapeamento e prevenção de riscos, garantindo segurança e proteção através de soluções modulares e customizadas para cada operação. Entre os benefícios oferecidos aos transportadores estão, análise de cenário, desenvolvimento e implantação de projeto voltado para prevenção de roubos, furtos e acidentes em todo o trajeto do transporte de carga. Além disso, efetua a análise de informações e tomada de decisão imediata.

Já a TruckPag, startup de meios de pagamento para frotas, é uma das presentes no evento que apresenta avançada tecnologia.

“Ofereceremos aos visitantes uma experiência interativa, com demonstrações da nossa solução em displays touchscreen para os gestores de frota visualizarem e conferirem na prática o que ela oferece. Ao tocarem nas telas, eles terão contato direto com a nossa solução e, acima de tudo, com as possibilidades que ela oferece”, destaca Junior Sturmer, head de marketing e design da TruckPag.

Outra abordagem importante é a utilização de inteligência artificial e análise de dados para identificar padrões e comportamentos suspeitos, permitindo a tomada de medidas preventivas. A integração de sistemas de comunicação em tempo real entre motoristas, transportadoras e autoridades também se mostrou uma estratégia eficaz na prevenção e resposta a situações de roubo.