Embraer conclui testes com combustível “100% sustentável”

Embraer conclui testes com combustível “100% sustentável”

A Embraer anunciou neste domingo (15.out.2023) que concluiu os testes de voo com o combustível sustentável de aviação puro, ou SAF (sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuels).

A iniciativa foi realizada nas instalações da empresa brasileira na cidade de Melbourne, na Flórida (EUA). Na avaliação, foram usadas as aeronaves Phenom 300E e Praetor 600. 

Em comunicado, a Embraer disse que os testes “forneceram informações significativas sobre o desempenho dos sistemas de um motor” ao utilizar um “combustível 100% sustentável”. A empresa afirmou ainda que a medida representa um passo “significativo” para a companhia alcançar sua meta de zerar emissões líquidas até 2040.

“Estamos orgulhosos com os voos bem-sucedidos do Phenom 300E e do Praetor 600 com SAF 100% puro. É um passo importante à medida que nossos operadores estão cada vez mais interessados e fazendo uso desse combustível”, disse o presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, Michael Amalfitano, no texto.

Segundo a empresa, o SAF é uma fonte de energia renovável que pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80% em comparação ao combustível de aviação tradicional. Atualmente, as aeronaves da Embraer usam 50% do recurso sustentável misturado com querosene de aviação.

“O compromisso da Embraer com a sustentabilidade é parte fundamental de sua estratégia de negócios e a empresa explora continuamente novas formas de reduzir seu impacto ambiental”, afirmou a empresa.

Além da questão do combustível, a Embraer trabalha na construção de um avião elétrico. Um protótipo da aeronave foi exposto pela 1ª vez na 3ª feira (10.out) durante o congresso internacional de mobilidade SAE Brasil, realizado em São Paulo. 

O modelo vem sendo utilizado como plataforma de testes de tecnologias sustentáveis de propulsão aeronáutica. Desde 2021, quando realizou seu voo inaugural, o avião realiza testes para pesquisas pré-competitivas de integração de sistemas propulsivos.


https://www.poder360.com.br