transporte-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-sp-setcesp-setcergs-fetransul-aldo-rosa-1
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
super-inovador-varejo-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-gs1-brasil-em-codigo-1d-2d-(16)
transporte-inovador-2024-rede-brasil-sp-inovacao-esg-ia-aldo-rosa-ceo-palestrante-startups-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-latbus-transpublico-sp

Despoluir é apresentado a integrantes do Ministério dos Transportes

Despoluir é apresentado a integrantes do Ministério dos Transportes

Despoluir é apresentado a integrantes do Ministério dos Transportes

Os representantes da área de Sustentabilidade do Ministério conhecem as ações ambientais desenvolvidas pelo Sistema Transporte.

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) se reuniu, nesta semana, com a Subsecretaria de Sustentabilidade (SUST) do Ministério dos Transportes. Na ocasião, os integrantes da pasta, à frente da área de Projetos Especiais e Mudança do Clima, tiveram a oportunidade de conhecer o Despoluir, que há 17 anos mantém o protagonismo ambiental do setor transportador.

Nessas quase duas décadas de existência, o Despoluir realizou 4,3 milhões de avaliações veiculares ambientais, alcançando 55 mil transportadores. A grandeza dos números do Despoluir impressionou o coordenador geral de Projetos Especiais e Mudança do Clima, George Yun, o coordenador de Projetos Especiais e Mudança do Clima, Ricardo Meirelles, e o engenheiro ambiental da SUST, Thiago Casagrande.

O analista em transporte da Gerência Ambiental da CNT, Gustavo Willy, ressaltou para o grupo que as avaliações veiculares focam na melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. “O serviço gratuito para o transportador caracteriza-se pela inspeção ambiental de veículos movidos a diesel em todo o Brasil”, explicou.

Pela Confederação, também estiveram presentes na reunião a gerente executiva da Gerência de Poder Executivo, Danielle Bernardes, e a assessora governamental da Gerência de Poder Executivo, Maria Carolina Noronha.

O Despoluir é o maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil. A iniciativa foi criada em 2007, a partir de uma parceria da CNT com o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). As ações são focadas no transportador e nos profissionais do transporte, com vistas à melhoria do meio ambiente e à qualidade de vida do trabalhador do setor.

O programa coloca em evidência uma agenda ampla de avanços nos padrões de desempenho do transporte e tem como importantes serviços prestados ao setor as avaliações veiculares ambientais e as avaliações da qualidade do diesel. A expertise adquirida nessas quase duas décadas de trabalhos em prol da sustentabilidade tem elevado a excelência ambiental, social e de governança do setor transportador.