Caio entrega 50 ônibus Emillennium ao sistema de transporte coletivo de São Paulo

Caio entrega 50 ônibus Emillennium ao sistema de transporte coletivo de São Paulo

Na última segunda-feira, 18 de setembro, a Prefeitura de São Paulo entregou 50 unidades de ônibus movidos à propulsão elétrica, concluindo mais uma etapa da meta de inclusão de veículos menos poluentes à frota do Sistema de Transporte da cidade. O evento, realizado na Praça Charles Miller – Pacaembu, contou com a presença de Ricardo Nunes, Prefeito Municipal, e demais autoridades, além de empresas parceiras e os operadores Ambiental, Campo Belo, Transppass e Transwolff, que irão integrar as unidades elétricas em suas frotas.

Com a entrega dessas unidades, a Prefeitura avança na meta de eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus da capital até 2024. Esse compromisso está alinhado com o propósito de descarbonização e transição energética da frota de ônibus a diesel para ônibus de baixa emissão de poluentes, de acordo com a Lei 16.802 e da Lei de Mudanças Climáticas, que prevê a redução da emissão de gás carbônico fóssil em 50% até 2028 e a neutralização desse poluente até 2038.

Mais sobre as unidades entregues

Todas as unidades são do modelo eMillennium produzidos nas versões 12.1 m (25 unidades para a Transwolff), 15 m (24 unidades, sendo 12 para a Transppass e 12 para a Ambiental) e um modelo na versão superarticulado de 21,5 m, produzido para a Campo Belo.

Desenvolvido especificamente para chassis de propulsão elétrica, é um ônibus com tecnologia 100% nacional, com carroceria eMillennium marca Caio, sistema elétrico Eletra, bateria Weg e toda a base para a infraestrutura de recarga e manutenção oferecida pela Enel-X.

“O eMillennium agrega para o transporte coletivo de passageiros o que há de mais atual em itens voltados à mobilidade sustentável. Além de não emitir gases poluentes, possui componentes em polímero, material 100% reciclável, que confere alta durabilidade e acabamento superior. Estamos mais uma vez colaborando em prol da transição dos sistemas de mobilidade urbana coletiva, baseados em combustíveis fósseis para elétricos” pontua José Gildo Vendramini – Zezinho, gerente nacional de vendas da Caio presente na entrega.

“Mais uma vez estamos colocando a Caio e parceiras como empresas de vanguarda no tocante ao transporte coletivo de passageiros, por meio de matriz sustentável. Acreditamos que, em breve, São Paulo estará entre as cidades protagonistas da eletromobilidade” destaca Paulo Ruas, CEO e vice-presidente comercial do Grupo Caio.

Durante o evento, o prefeito Ricardo Nunes comentou sobre a evolução da transição da mobilidade coletiva para uma matriz mais sustentável, dentre outras ações “A cidade, que é a quinta maior metrópole no mundo, tem que olhar para a sua questão ambiental em todas as áreas, na questão da água, da mata, do solo, do calor e na questão do ar. Hoje, é uma etapa importante desse contexto da sustentabilidade, que está inserida mundialmente como uma das cidades que mais tem tido ações responsáveis com as questões climáticas e de preservação ambiental”

Características técnicas do eMillennium

Os eMillennium produzidos contam com rampas móveis, poltronas reservadas e box para cadeirantes ou passageiro acompanhado de cão-guia, oferecendo total acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos. Os eMillennium são dos modelos básico, com capacidade para 69 a 70 pessoas, sendo 27 sentados. Também possuem na versão Padron, que opera com capacidade para 92 a 93 passageiros, sendo 38 sentados.

Seguindo o atualizado padrão da família de produtos Caio, o salão interno é amplo, com poltronas ergonômicas e confortáveis, estofadas e com material que agiliza sua limpeza e manutenção.

Todas as unidades garantem conforto, comodidade e segurança aos passageiros, com itens como ar condicionado, entrada USB para carregamento de dispositivos móveis, sistema wi-fi, itinerários eletrônicos, solicitação de parada sem fio, bloqueadores de portas original do chassi e câmeras. Também são equipados com sistema de gerenciamento de frota, além de preparação para a instalação de catraca eletromecânica e validador eletrônico.

Ciente dos desafios que a implementação de ônibus elétrico apresenta, a Caio propicia todo apoio aos clientes, oferecendo agilidade e excelência em assistência técnica, peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.


https://acontecebotucatu.com.br