TranspoSul 2023: Balanço final revela sucesso da feira com destaque para a segurança viária e prevenção ao roubo de cargas

TranspoSul 2023: Balanço final revela sucesso da feira com destaque para a segurança viária e prevenção ao roubo de cargas

Ao longo de quatro dias de evento, 20.123 pessoas estiveram no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre.

A TranspoSul 2023, realizada de 20 a 23 de junho, encerrou-se com números impressionantes e debates relevantes. A organização contabilizou a participação de 20.123 pessoas. O evento se destaca como um dos principais encontros do setor de transporte e logística da região Sul do Brasil. A estimativa é de que durante o evento tenham sido movimentados cerca de R$ 1 bilhão e 500 milhões em negócios.

Mais de 30 palestrantes de diversas áreas contribuíram para aproximadamente 28 horas de programação, que incluíram cursos e palestras abordando temas como tecnologia, inovação, sustentabilidade, economia, ESG, desenvolvimento de líderes, presença feminina no segmento, segurança viária, entre outros.

O presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, ressaltou a importância de discutir questões relacionadas à segurança viária e destacou o trabalho conjunto com a Dipesul Volvo na certificação de empresas. A solenidade foi realizada no Auditório Principal da TranspoSul. O programa tem como objetivo oferecer avaliação e orientação às empresas de transporte, com base nos requisitos da ISO 39001 – principal padrão mundial para sistemas de gestão de segurança viária – e nos critérios ESG (Ambiental, Social, Governança) aplicáveis ao transporte de cargas.

O roubo de cargas foi outra temática importante na avaliação do presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo.

“O transporte desempenha um papel crucial na economia, principalmente no contexto atual, em que a operação com baixos estoques é uma tendência. O roubo de cargas impacta não apenas o setor, mas também outras indústrias, gerando interrupções na produção e aumento dos custos de seguro”, relatou.

A TranspoSul 2023 contou com o apoio de importantes patrocinadores, como Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, além dos patrocinadores premium Grupo Vamos e os patrocinadores Plus Transpocred e Veloe Go. Também foram fundamentais os apoios institucionais da Abralog, ABTC, ABTI, ABTLP, AGAD, AGAS, Anfir, Ceporto, FECAM-RS, Fecavergs, Fetergs, Fetrancesc, Fetranspar, Fetransul, Instituto Federal Campus Canoas, Setal, SETCESC, Setcesul, Setnoroeste, Sime, Sindiatacadistas, Sindicar, Sinditransporte, Ulbra e Uniritter.