transporte-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-sp-setcesp-setcergs-fetransul-aldo-rosa-1
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon

Aviões comerciais levaram mais de 2,7 mil itens para transplantes no 1º semestre de 2023

Aviões comerciais levaram mais de 2,7 mil itens para transplantes no 1º semestre de 2023

No primeiro semestre de 2023, 2,7 mil itens para transplantes foram transportados pelas companhias aéreas brasileiras.

Entre os itens, estão órgãos, tecidos e outros materiais utilizados nesses procedimentos.

Os dados da Central Nacional de Transplantes, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, apontam ainda que o total de materiais transportados pelos ares desde o início de 2014 chega a 61,3 mil.

O período engloba a atuação do programa Asas do Bem, em que as empresas se comprometem com esse transporte gratuitamente.

Idealizadora do programa, a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) ressalta que os aviões que levam esses itens têm prioridade de pouso e decolagem. Mais de 80% das viagens aéreas com itens de transplantes são feitas por aeronaves comerciais.

Situação dos transplantes no Brasil

Entre janeiro e maio de 2023, foram realizados no Brasil:

  • 2.023 transplantes de órgãos
  • 3.673 transplantes de tecidos
  • 1.026 transplantes de medula óssea

Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), publicação da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).


https://www.cnnbrasil.com.br