transporte-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-sp-setcesp-setcergs-fetransul-aldo-rosa-1
transporte-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-sp-frotas-conectadas-aldo-rosa-3
AGRISHOW
transporte-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-aldo-rosa-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-sp-setcesp-fetcesp-congresso-paulista-rodoviario-carga-3

A Confederação Nacional do Transporte se move, e o Brasil avança para um futuro sustentável e inovador

A Confederação Nacional do Transporte se move, e o Brasil avança para um futuro sustentável e inovador

CNT: Construindo o Futuro do Transporte e Logística no Brasil

A Confederação Nacional do Transporte se move, e o Brasil avança para um futuro sustentável e inovador.

Seja por ar, por terra, pelo ar ou por trilhos, o transporte é responsável pelo progresso, viabiliza o comércio, a indústria, conecta pessoas e leva cargas e mercadorias, é parte fundamental da infraestrutura e tem enorme relevância para o desenvolvimento socioeconômico do país. A Confederação Nacional do Transporte (CNT), entidade máxima do setor, trabalha incansavelmente na defesa dos interesses e na promoção do conhecimento para subsidiar tomadas de decisões estratégicas.

Representando o transporte do Brasil, país com dimensões continentais, a CNT reúne 29 federações, 05 sindicatos nacionais e 22 entidades associadas, unindo um total de 165 mil empresas que geram 2,6 milhões de empregos.

Estudos e Pesquisas

Pautada pelos valores de inovação, excelência e sustentabilidade, a CNT defende os interesses do setor, produzindo informações e conhecimento essenciais. A entidade desenvolve e publica estudos, pesquisas e análises que apoiam a gestão dos negócios, além de subsidiar as políticas públicas, ações e planos do governo para promover o desenvolvimento da atividade transportadora no Brasil.

A Pesquisa CNT de Rodovias, por exemplo, é referência no país. Tanto é que na 26ª edição, contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, em seu lançamento. Essa pesquisa emprega muita inteligência artificial em sua produção e cobre toda a malha pavimentada federal e as principais rodovias estaduais do Brasil.  “Quando o ministro nos perguntou o que deveria ser feito para melhorar a infraestrutura no ano que vem, apontamos para a publicação, que traz uma relação das intervenções prioritárias, destacando os pontos críticos. Estão lá os pontos que resultam em mais acidentes e mortes”, relata Vande Costa.

Outros materiais de referência são:

Pesquisa CNT Perfil Empresarial – levantamento que coleta informações sobre as empresas de transporte de passageiros e cargas, incluindo suas características, perfil de mão de obra e dados financeiros.

Pesquisa CNT de Opinião – estudo que investiga a opinião pública sobre temas como transporte, economia e política. Os resultados são utilizados pelo Governo e empresas para orientar a tomada de decisões.

Plano CNT de Logística – identifica os principais projetos e investimentos necessários para a implantação de um sistema de transporte integrado de cargas e de passageiros em todo o Brasil.

3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário

A atuação da CNT se estende à articulação com os 3 poderes da República, sendo um pilar essencial na construção de um novo cenário para o transporte brasileiro. O Sistema Transporte publicou a Agenda Nacional do Transporte 2024, onde detalha programas e ações governamentais, propostas de legislações e ações dos tribunais com repercussão nas empresas de transporte. Como interlocutora das demandas do setor, a CNT tem desempenhado um papel fundamental, liderando debates sobre questões importantes que afetam o crescimento do País, como as reformas tributárias, trabalhistas e previdenciárias.

Inovação, Sustentabilidade e Futuro

A CNT se move em direção a um futuro promissor, onde a segurança jurídica, as reformas estruturantes, a redução da burocracia e a modernização da infraestrutura são os pilares para impulsionar o setor de transporte e logística no Brasil.

No âmbito socioambiental, o Despoluir, iniciativa do SEST SENAT e da CNT, é o maior programa ambiental da iniciativa privada brasileira. Ele estimula práticas sustentáveis entre os transportadores, reduzindo custos e melhorando a saúde e qualidade de vida dos profissionais. Um dos destaques é a Avaliação Veicular Ambiental, que testa caminhões e ônibus em todo o país, garantindo a redução de poluentes e consumo de diesel. Desde 2007, mais de 4,4 milhões de avaliações foram realizadas.

Comemorando 70 anos de história, a CNT reafirma seu compromisso em impulsionar o crescimento sustentável do país e fomentar a criação de empregos. “O aniversário da CNT é uma oportunidade não apenas de celebrar suas conquistas, mas também de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento do transporte no Brasil, buscando sempre a excelência e a inovação em prol de um setor vital para a economia nacional”, finaliza Clésio Andrade, ex-presidente da CNT.

Junte-se a essa jornada rumo ao progresso e ao avanço do Brasil. A CNT se move, o Brasil avança!