transporte-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-sp-setcesp-setcergs-fetransul-aldo-rosa-1
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-universo-totvs-sp-2

9 Aplicações da Inteligência Artificial no transporte

9 Aplicações da Inteligência Artificial no transporte

A acirrada concorrência de mercado torna cada vez mais a inteligência artificial no transporte uma realidade. Além de otimizar a operação, a inteligência artificial, também chamada de AI (Artificial Intelligence), é capaz de trazer resultados financeiros excelentes. Em resumo, inteligência artificial é o termo utilizado para a tecnologia baseada na Ciência da Computação, cujo objetivo é a simulação autônoma do raciocínio humano. Porém, por se tratar de uma ferramenta lógica, exclui-se desse raciocínio as imprecisões e erros que levam a retrabalhos, por exemplo.

A sua aplicação prática beneficia diversos setores da economia. Assim, a inteligência artificial no transporte acompanha um ritmo crescente de otimização através da tecnologia capaz de reduzir custos, aumentar lucro e dar insights de novas oportunidades de negócio. Confira algumas dicas que separamos da aplicação da inteligência artificial no transporte. Boa leitura!

Análise de dados

A inteligência artificial no transporte pode ser uma boa forma de aumentar a produtividade. Isto é, através da análise de dados o sistema compila em tempo real as informações pertinentes para analisar a operação diária. Além disso, os padrões de movimentação também são analisados. Sendo assim, o gerenciamento pode ser feito de forma mais detalhada, pois a visão sobre a operação é geral.

Vale lembrar, que a inteligência artificial no transporte se destaca porque o sistema funciona de maneira autônoma. Isto é, sem intervenção de pessoas no processo, o que ajuda a poupar recursos através da redução no número de contratações e pela diminuição de retrabalhos por erro humano.

Além disso, o sistema dispõe de uma memória que importa todos os dados inseridos e gerados. Com essas informações, é possível planejar processos da transportadora, diante das atividades das duas pontas mais importantes do negócio: clientes e funcionários.

Fique à frente da concorrência

Com as análises de todos os processos da transportadora a gestão consegue ter a percepção do que funciona, ou não, dentro da empresa. Assim, relatórios feitos auxiliam na tomada de decisão, que se torna mais assertiva.

Com essa análise e relatórios em mãos, a transportadora assume um lugar à frente das concorrentes. Afinal, pode manter estratégias que estão funcionando, otimizá-las ou até mesmo buscar outra abordagem antes que a empresa se prejudique.

Ademais, é possível ter um panorama completo para que os serviços prestados possam também ser otimizados. Com isso, os clientes são fidelizados e a prospecção de novos parceiros também é facilitada.

Controle a frota e os motoristas

Quando o assunto é controle de frota e motoristas, a inteligência artificial no transporte é protagonista. Isso porque com o sistema automatizado é possível saber onde estão os veículos e as cargas em tempo real.

Além disso, o controle de carga horária, assim como as horas extras feitas, ajudam o RH a ter informações precisas. Dessa maneira, a transportadora assegura-se de que não haverá implicações fiscais pelo descumprimento da Lei do Motorista, por exemplo.

Aprimore a logística

Com a inteligência artificial no transporte é possível fazer o cruzamento de informações da operação. Isto é, saber informações referentes a itinerários, trajetos otimizados, etc. Assim, é possível reduzir os custos de deslocamento. Afinal, diminui-se o número de viagens. Ademais, a logística como um todo se beneficia, pois passa a trabalhar em consonância.

Aumente a rentabilidade

A inteligência artificial no transporte pode aumentar a rentabilidade da transportadora. Devido a um melhor controle do fluxo de caixa que, por sua vez, é feito pela análise de custos, a gestão consegue ter maior controle sobre as finanças, diminuindo o desperdício proporcionalmente na medida em que aumenta a rentabilidade.

A inteligência artificial no transporte ajuda também a visualizar quais gastos são desnecessários e prejudiciais para a saúde financeira da transportadora.

Obtenha maior produtividade

O aumento da produtividade é uma consequência da inteligência artificial no transporte. Afinal, com a tecnologia diminui-se a incidência de falhas que atrapalham o desempenho da empresa. Dessa maneira, novas estratégias podem ser traçadas afim de sanar a questão.

A IA lê e interpreta os dados da operação concluindo quais são os processos mais adequados, assim, a produção ganha uma roupagem escalável e padronizada. Isto é, com os passos assertivos para chegar aos resultados pretendidos pela gestão.

Reduza falhas nas operações

A inteligência artificial no transporte funciona com base nas análises de dados. Novamente, essa etapa da gestão traz benefícios para a operação como um todo.

Afinal, ainda que a tecnologia precise lidar com muitas informações ao mesmo tempo e grande quantidade de dados, as chances de que um cálculo ou preenchimento de documento fiscal saia errado são baixas. Como resultado, o número de falhas operacionais também diminui.

Aumente a satisfação de clientes

Através do uso da IA no transporte a satisfação dos clientes aumenta. Isto é, prazos de entrega mais curtos, preços mais competitivos, rastreio em tempo real, produtos chegando sem avarias e afins são características que agradam aos consumidores.

Tenha maior segurança

A IA no transporte promove mais segurança para a operação. A tecnologia possibilita a roteirização inteligente, com análises da vias não recomendadas, seja por más condições do asfalto, acidentes ou incidência de roubo de carga.

Em outras palavras, o gerenciamento de risco da transportadora deve ser uma etapa fundamental para a empresa. E a tecnologia auxilia na segurança de motoristas, carga e população em geral.

ERP Praxio Logística e a Inteligência Artificial

A IA no transporte transforma o controle da gestão em um controle efetivo. Por isso, é essencial ter o software de gestão inteligente adequado para a sua operação. Um software robusto permite a correta administração de todos os setores da empresa além de integrá-los, para ganhar agilidade na operação.

A Praxio atua há mais de 40 anos no segmento e todas as soluções foram pensadas para a rotina de transportes. Por isso, o ERP | TMS Carga e Logística tem uso intensivo da inteligência artificial para garantir uma operação baseada em dados confiáveis.

O ERP | TMS Praxio Logística possui painéis gerenciais personalizáveis, por meio dos quais a gestão consegue ter uma visão completa sobre a operação. Além disso, o preenchimento automatizado de documentos fiscais e a roteirização inteligente economizam tempo e tornam a operação mais rápida.

Saiba mais:
https://praxio.com.br/